O aumento das vendas de carros elétricos no Brasil também começa a impulsionar o mercado de seminovos eletrificados. Prova disso é um aumento de 300% na busca por veículos elétricos seminovos, nos últimos 12 meses.
Os dados são da plataforma de consulta veicular para pessoas físicas Olho no Carro. Embora a procura por veículos dessa categoria ainda seja baixa em relação ao total mensurado pela empresa, esse aumento é reflexo de um movimento que vêm acontecendo no mercado automotivo brasileiro e mundial: o interesse crescente pelos carros elétricos e eletrificados (híbridos e híbridos plug-in).
Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), até o momento, em 2023, foram vendidos 8.423 automóveis eletrificados, um aumento de 98% se comparado ao mesmo período do ano passado. Espera-se que, até o final do ano, sejam comercializados aproximadamente 17 mil veículos seminovos eletrificados.
"Os carros elétricos ainda não são uma realidade no Brasil. Por terem um custo elevado, eles deixam de ser opção de compra para grande parte dos consumidores brasileiros.
Na Olho no Carro, a maioria dos veículos pesquisados ainda são os carros de pequeno porte, mais baratos. Esse, sem dúvida, é um aspecto que nos distância do mercado norte-americano e do mercado europeu.
Nesses mercados, os veículos eletrificados são mais acessíveis e existem políticas de incentivo que fazem com que, muitas vezes, os consumidores até prefiram os carros mais verdes", ressalta Yago Almeida, sócio e cofundador da Olho no Carro.
Segundo o levantamento, os carros eletrificados seminovos em sua maioria ainda custam a partir de R$ 100 mil no Brasil. Ainda que existam diversas vantagens, como o próprio preço da recarga com energia elétrica - se comparada ao abastecimento de um carro a combustão - e a manutenção mais simplificada, o valor médio ainda é elevado.
Por fim, o estudo da Olho no Carro mostra que os modelos elétricos mais procurados pelos usuários que buscam um veículo seminovo são o Caoa Chery iCar (por volta de R$ 131 mil), o Renault Kwid E-Tech (por volta de R$ 134 mil), o JAC E-JS1 (por volta de R$ 136 mil) e o Volvo XC40 Recharge (por volta de R$ 316 mil).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul